segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Curiosidades sobre….SAÚDE!!

Curiosidades sobre….SAÚDE!
Sons de baixa frequência provocam doença vibro-acústica.
Os sons de baixa frequência, englobando aqueles que não são perceptíveis pelo ouvido humano, podem determinar problemas de saúde muito graves.  A doença vibro-acústica é um conjunto de males, que podem causar total incapacidade, e mesmo levar à morte. Os sons com frequência abaixo dos 500 Hertz (infra sons, não perceptíveis pelos humanos) estão presentes no nosso quotidiano, mesmo em aparelhos como o frigorifico, aviões e todos os meios de transportes, além de aparelhos emissores de sons e vibrações. A doença surge por uma tentativa de o corpo se equilibrar, depois das agressões sonoras, fabricando colagénio.

Porque é que há uma espécie de «choque» quando se bate com o cotovelo da esquina da mesa?

Isso acontece porque há compressão dos vasos sanguíneos e consequentemente do fluxo sanguíneo (ao cruzar as pernas, por exemplo) que interrompe o tráfego de impulsos nervosos.
A reacção é causada pela compressão de um nervo chamado cubital. No cotovelo, o nervo cubital está muito exposto, ficando susceptível a pancadas. Esse nervo enerva os dedos mindinhos e anelares. Por isso, a sensação de choque espalha-se desde o cotovelo até esses dois dedos.
Porque as formigas não morrem cozidas no microondas?
Elas não morrem por causa do tamanho. os microondas (formadas por vibrações de campos electromagnéticos) aquecem os alimentos porque vibram as moléculas de água que estão dentro deles. As formigas também possuem água no corpo e são afectadas pelas ondas, só que, geralmente, ficam a caminhar sobre as paredes internas do forno. Essas são regiões onde não há emissão. Como o insecto é muito pequeno não é atingido.
As formigas que estiverem sobre os alimentos serão desidratadas e morrerão. Como são muito pequenas e desidratadas, diminuem de tamanho, possivelmente nem sejam notadas. Porém existem algumas formigas que mesmo sobre os alimentos sobrevivem.
Porque a nossa barriga ronca quando estamos com fome?
O ronco é provocado por fortes contracções na parede do estômago, que acontece em pequenos intervalos de tempo. Ao atravessar o abdómen, onde há partes ocas, o barulho é aumentado, como se estivesse dentro de uma caixa de ressonância. As contracções do estômago, disparadas pelo sistema nervoso central, são uma forma de o órgão se preparar para receber os alimentos. O horário em que eles acontecem varia de acordo com o período em que a pessoa costuma se alimentar. Para quem não tem horário o ronco costuma aparecer entre cinco ou oito horas de jejum.

Sem comentários:

Enviar um comentário